Ações de sensibilização para prevenção de incêndios florestais

Sessões em todo o concelho de Óbidos

1229

A câmara Municipal de Óbidos, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Óbidos e GNR de Óbidos, está a organizar um conjunto de ações de sensibilização sobre a prevenção de incêndios florestais. Trata-se de ações de sensibilização/esclarecimento relativas às obrigações de gestão de combustíveis nos terrenos florestais e rurais, no que respeita à prevenção dos fogos florestais e às responsabilidades dos proprietários de terrenos confinantes com os aglomerados populacionais.

Estas iniciativas são dirigidas a todos os munícipes, proprietários de terrenos ou edificações, em todo o espaço rural, que, no nosso concelho, é a maioria dos espaços. O objetivo é alertar para os perigos do absentismo na gestão dos espaços, divulgar a forma de executar a gestão obrigatória, assim como as responsabilidades (e coimas) que serão ativadas a quem não cumprir o estipulado pelos diplomas legais (nomeadamente a Lei 76/2017 de 17 de Agosto).

Datas das sessões de Sensibilização/Esclarecimento, sempre às 21 horas:

·         19 de Janeiro – Olho Marinho (Junta de Freguesia)
·         26 de Janeiro – Gaeiras (Junta de Freguesia)
·         31 de Janeiro – Amoreira (Centro Social)
·         01 de Fevereiro – Usseira (Junta de Freguesia)
·         02 de Fevereiro – Vau (Junta de Freguesia)
·         08 de Fevereiro – Sobral da Lagoa (Ed. da antiga Junta de Freguesia)
·         15 de Fevereiro – Arelho (Associação)
·         16 de Fevereiro – Bairro da Sra. da Luz (Associação)
·         20 de Fevereiro – Capeleira (Associação)
·         23 de Fevereiro – A-dos-Negros (Junta de Freguesia)

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, afirmou que, na área da Proteção Civil, está “elaborado e aprovado o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra os Incêndios”. Este é um “documento essencial para que a segurança de pessoas e bens seja cada vez mais eficaz, nomeadamente em situações limite, como aquelas que o País atravessou o ano passado”, garantiu, acrescentando que se vai, por isso, “avançar também com ações de formação e de sensibilização junto das comunidades”.

Flyer
Press Release (pdf)