Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, visitou, no passado sábado, 20 de Janeiro, as obras do Largo de São Marcos, nas Gaeiras, e do Espaço Memória (antigos Armazéns do Vinho), em A-da-Gorda, Óbidos. Uma visita inserida no âmbito das comemorações do Feriado Municipal e que teve como objetivo ver o andamento dos trabalhos, que têm comparticipação de fundos comunitários.
Para a responsável, estes dois novos espaços, que estão a nascer no concelho de Óbidos, “têm como função criar novas centralidades”. Ana Abrunhosa entende que a existência destes equipamentos se justifica “para alavancar a cultura de desenvolvimento do Município de Óbidos, muito ligada à criatividade”. “Não são meros edifícios. São espaços ligados ao empreendedorismo e que vêm valorizar o território de Óbidos”, explicou.
Nesta visita, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos explicou que, “tendo em conta o sucesso do programa ‘Ativa-te’, que visa ajudar as pessoas a concretizar os seus projetos, estamos a ficar com muita falta de espaço, daí a urgência em terminar estas obras”. Humberto Marques explicou que estes novos equipamentos “pretendem integrar-se ainda mais no território e trazer à comunidade local uma nova ferramenta de desenvolvimento de projetos, de produtos e pessoas”. “Serão projetos colaborativos, onde os saberes e as tradições locais, por exemplo, através de novas visões e abordagens, poderão ganhar novas formas e ser e uma mais-valia económica”, esclareceu.
Estes dois equipamentos têm um custo de 2,3 milhões de euros (1,3 milhões para o Largo de São Marcos e 1 milhão para o Espaço Memória), comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários. Ambos os edifícios serão espaços colaborativos, dentro do Programa Municipal ‘Ativa-te’, para além de outras valências, nomeadamente de apoio ao associativismo e poder local.
Os trabalhos em ambos os edifícios deverão estar, segundo os representantes dos empreiteiros presentes nesta visita, concluídos até ao final de Julho de 2018.