“Guardadores de Memórias _Hoje” e “Toma Lá Dá Cá” inauguram em Óbidos

1990

Sábado, dia 27 de Janeiro, serão inauguradas duas exposições em Óbidos, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal. “Guardadores de Memórias _Hoje”, às 18 horas, no Museu Municipal, e “Toma Lá Dá Cá”, na Galeria novaOgiva, pelas 18h30.

A mostra “Guardadores de Memórias_Hoje” pretende criar uma relação entre os objetos do acervo dos Museus D’Óbidos e a obra dos artistas Ana Vidigal e Nuno Nunes Ferreira, com uma relação entre a Galeria novaOgiva e o Museu Municipal.

Este novo ciclo, dinâmico, vivenciador de objetos, pessoas e arte e território, alavanca uma nova atitude na construção do museu do futuro. Os “materiais” que constituem o discurso expositivo sob este título pretendem relevar a importância do objeto e da sua história, e dá vida ao documento que o sustenta historicamente.

O desenho da exposição decorre de uma ordem cronológica, indo buscar os objetos arqueológicos (parceria com o Serviço de Arqueologia de Óbidos) que encerram a memória dos lugares do concelho. Alguns exemplos dos objetos a trabalhar que se destacam são:
· 4 objetos do Serviço de Arqueologia;
· Carranca;
· Roletas dos irmãos (uma peça de Arte da Santa Casa da Misericórdia que determinava a determinação da hierarquia dos irmão);
· Burra: arca que transportava os documentos mais importantes e os valores do reino. Constitui-se como uma caixa forte. Falar da história deste objeto é estabelecer a ligação com a história do dinheiro e das tecnologias aplicadas à nossa vida. Aqui propõe-se uma parceria com o Museu do Dinheiro, que possui, para empréstimo, diversos suportes digitais sobre o tema.

Sendo o guardador o que defende alguém ou alguma coisa , estabelecem este triângulo de guardadores de memórias protegidas ao longo de séculos entre as instituições referidas e as Famílias de Óbidos.

Já a exposição “Toma Lá Dá Cá”, que se vai instalar na Galeria novaOgiva, dos artistas Ana Vidigal e Nuno Nunes Ferreira foram convidados a “fazerem dialogar” as suas obras, que também nos remetem para memórias dos séculos mais próximos, com as do Museu Municipal.

Tendo como mote o tema do Ano Europeu «O Património Cultural», o artista Nuno Nunes Ferreira vai encher a vila com as letras das muitas memórias que utiliza para nos expressar o seu sentir e forma de estar.

A cumplicidade destes artistas tem corpo nesta exposição de que o titulo é evidência. A partilha , troca, referências, sugestões e aquisições são a formula de viver e transmitir arte destas duas figuras das artes que se propõem fazer dos espaços de Óbidos, Museu Municipal e Galeria novaOgiva, um momento de encontro neste lugar de artes com património.

As exposições vão estar patentes até 15 de Abril (Toma Lá Dá Cá) e 20 de Maio (Guardadores de Memórias_Hoje).

Toma Lá Dá Cá
Guardadores de memórias_Hoje
Press Release (pdf)