“Anúncios classificados”: a exposição que mostra a publicidade da primeira metade do século XX

No Museu Abílio, de 3 de Fevereiro a 30 de Abril

2139

Inaugura sábado, 3 de Fevereiro, no Museu Abílio, em Óbidos, a exposição “Anúncios Classificados”. A mostra está patente até 30 de Abril, de terça a domingo, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas.

Segundo Jorge Silva, comissário da exposição, estão representados “pedaços da História da publicidade ilustrada, a partir dos muitos milhares de páginas impressas que sustentaram os sonhos dos leitores e a independência de revistas e jornais”. “Numa relação estreita com o jornalismo e as notícias, a publicidade sempre foi uma outra maneira de contar o Mundo e é parte integrante da nossa genética cultural”, explica, acrescentando que “a exposição percorre as primeiras seis décadas do século XX, visitando anúncios que, se hoje nos fazem sorrir ou indignar, foram espelho fiel do seu tempo, cúmplices do desenvolvimento do comércio, da indústria e da cultura”.

O responsável afirma que “designers, pintores, ilustradores e arquitetos deram o melhor do seu talento à publicidade e a exposição confirma a primazia do olhar do artista sobre os interesses de quem compra e de quem vende. Desenhada por mestres que amamos ou anónimos perdidos no tempo, passa por aqui alguma da melhor ilustração portuguesa do século XX. Vanguardista ou retrógrada, bizarra ou convencional, o percurso da ilustração na publicidade comercial foi sempre tão caprichoso como o de todas as artes visuais suas contemporâneas, do academismo folclórico à novidade estrangeirada, do escapismo nonsense ao descarado engajamento ideológico”.

“Os ziguezagues da nossa História recente ficam assim registados em 202 imagens, selecionadas em revistas e jornais, almanaques e programas de espetáculos que constituem parte significativa da Biblioteca Silva, uma coleção privada dedicada à Ilustração Portuguesa. Anúncios Classificados foi primeiramente exposta em Setúbal, no âmbito da Festa da Ilustração de 1916”, conclui.

Cartaz
Press Release (pdf)