MyMachine Portugal, liderado por Óbidos, apresenta-se na Bélgica

I Encontro do projeto realiza-se dia 27 e 28 de Fevereiro

713

Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, vai decorrer em Kortrijk (Bélgica), o 1º encontro do MyMachine, com a presença dos representantes do projeto da Bélgica, Eslováquia, Eslovénia, Noruega, Portugal e África do Sul.

O encontro tem como objetivo reforçar a estratégia global do projeto, servindo também para Óbidos apresentar o MyMachine Portugal – que surgiu com a entrada de Vila Nova de Famalicão para a rede nacional – e antecipar o seu crescimento para outros pontos do País.

Recorde-se que o MyMachine é um projeto que surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e é promovido em Óbidos, pelo 4º ano consecutivo, pelo Parque Tecnológico de Óbidos, ESAD Caldas da Rainha, Município de Óbidos, Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e CENFIM Caldas da Rainha. Está no seu 4º ano de funcionamento.

A ideia base dos fundadores do projeto é trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema, ou necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam resolver esse problema/necessidade.

A metodologia é simples e divide-se em 3 etapas: ideia, design e construção do protótipo. É um projeto singular, porque envolve alunos desde o ensino básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as suas  ideias  através da  construção das  suas  “máquinas”. Estas são pensadas na fase da “Ideia” para resolverem problemas do Mundo, recorrendo à criatividade das  crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.