Programa municipal “Melhor Idade” com ações de sensibilização na área da saúde oral

Programa Óbidos + Ativo – Saúde e Bem-estar

572

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um sério problema de saúde pública, uma vez que afetam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde e de qualidade de vida. Manter uma boa saúde oral é muito difícil para a maioria das pessoas, na medida em que a acessibilidade a esta especialidade é difícil e onerosa.

O Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte – ACES ON, em parceria com o Município de Óbidos, através dos programas municipais “Óbidos + Ativo” e “Melhor Idade”, vai realizar, durante o mês de Março, várias ações de sensibilização na área da saúde oral, dando, assim, continuidade ao programa de promoção de saúde oral, iniciado em 2009, pela higienista Sabina Ramalho.

Esta campanha, que na ocasião abrangeu cerca de 350 pessoas, teve um impacto muito positivo e foi dinamizada por técnicos de saúde oral, com recurso à Unidade Móvel de Saúde do Concelho de Óbidos. Estas ações, que serão dinamizadas por duas estagiárias em higiene oral e pela higienista oral, Sabina Ramalho, vão abranger cerca de 250 idosos que frequentam os 13 centros de convívio da rede “Melhor idade”.

Principais conteúdos das ações:

1. Placa bacteriana e tártaro
2. Doenças periodontais (gengivais)
3. Cárie dentária
4. Lesões orais benignas e malignas
4. Prevenção de doenças orais: escovagem, limpeza da mucosa oral e higiene/cuidados das próteses dentárias
5. Cheque-dentista

Press Release (pdf)