Startup do Parque Tecnológico de Óbidos procura ‘escalar’ para o mercado chinês

Programa de aceleração FORGE

1727

A Porter, startup do Parque Tecnológico de Óbidos, está entre as 10 tecnológicas selecionadas pelo programa de aceleração FORGE para crescer no mercado chinês.

Depois de uma primeira fase de trabalho no Reino Unido – que culminou esta quarta-feira, 07, no Forge Demo Day – a Porter prepara-se para rumar à China, onde tem já agendadas reuniões com duas tecnológicas chinesas, a Foxconn (a fabricante do iPhone) e a Tencent (dona do WeChat).

“Para a Porter, termos a possibilidade de penetrar no mercado chinês com empresas locais é diferente de o tentarmos fazer sozinhos”, afirmam os seus fundadores Leonardo Lino e Pedro Esteves, que salientam a importância, para qualquer startup, da alavancagem dos programas de aceleração.

À China, a Porter vai “com dois grandes objetivos: trazer mais fabricantes para a plataforma Porter e estabelecer parcerias a fim de implementar o nosso sistema [de abertura de portas e controlo de acessos com uma única aplicação móvel] naquele país”.
“Estamos conscientes do potencial mas também dos perigos que o mercado chinês representa”, afirmam. Seja como for, “conseguirmos 1% do mercado basta para valer a pena”.

A viagem à China, a segunda fase do programa de aceleração, inclui, durante quatro semanas, sessões de mentoring e outras ações, desenhadas para que as startups possam reforçar as suas capacidades de engenharia e distribuição, conhecer e explorar o mercado, construir uma rede de contactos, mas também trabalhar potenciais oportunidades de investimento. O programa contempla ações em Pequim, Xangai e Shenzhen, a ‘capital’ chinesa em desenvolvimento e conceção de Hardware.

Sobre a Porter
Startup promissora na área da IoT (Internet of Things), a Porter – Smart Keyless System criou um sistema inovador de abertura de portas e controlo de acessos, possível através de uma única app.

Com o apoio do Parque Tecnológico de Óbidos, em 2016 levou o projeto à Web Summit, onde viu validada a sua ideia de negócio.

Nasce em 2017, ano em que foi selecionada para o programa de aceleração Startupbootcamp de Amesterdão dedicado a Smart Cities [cidades inteligentes].

Press Release (pdf)