Comemoração do 91.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos

8 de Abril

1555

Realizou-se ontem, dia 8 de Abril, a comemoração de mais um aniversário dos Bombeiros de Óbidos, ficando marcado por vários momentos solenes de reconhecimento e valorização das competências atribuídas às missões que legalmente lhes estão incumbidas.

O dia iniciou-se pelas 09 horas, com o hastear das bandeiras, seguindo-se uma romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros falecidos. Posteriormente realizou-se a missa, na Igreja da Usseira, e realizou-se um desfile apeado pela principal artéria da localidade.

A cerimónia contou na sua fase inicial com a apresentação formal da escola de infantes e cadetes, com a promoção dos bombeiros que concluíram com sucesso a formação inicial de bombeiros, as condecorações com as medalhas de assiduidade de grau cobre (5 anos), prata (10 anos) e ouro (15 anos) da Liga dos Bombeiros Portugueses e, finalmente, com a atribuição do prémio Bombeiro do Ano.

Numa segunda fase foi realizada a sessão solene no interior do salão da Sociedade Cultural e Recreativa da Usseira, onde foram distinguidos dois sócios beneméritos pelas nobres ações praticadas em favor da Associação Humanitária dos Bombeiros de Óbidos, sendo concluída com os discursos das entidades convidadas para integrar a mesa de honra.

Seguiu-se um almoço volante, onde todos os participantes no evento puderam conviver num espírito de solidariedade, familiar e de amizade num momento de confraternização que em muito contribui para o desenvolvimento de laços de proximidade entre os operacionais, os amigos e as famílias e a sociedade no geral.

Ficará para a história da Associação dos Bombeiros Voluntários de Óbidos a apresentação publica da 1ª Escola de Infantes e Cadetes que, em muito, dignifica esta instituição na promoção da sustentabilidade da operacionalidade do Corpo de Bombeiros.

Os Bombeiros de Óbidos agradecem à Junta de Freguesia da Usseira e à Sociedade Cultural e Recreativa de Usseira, que foram inexcedíveis no apoio e colaboração prestada, para que fosse possível dignificar as comemorações de mais um aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos.