Câmara Municipal de Óbidos avança com programa de Saúde e bem-estar na “Melhor Idade”

Óbidos + Ativo

687

O gabinete de nutrição da Câmara Municipal de Óbidos vai deslocar-se a todos os centros de convívio que integram a rede do programa municipal “Melhor Idade”. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre os dois programas municipais: Melhor Idade e Óbidos +Ativo.

Esta intervenção tem como principal objetivo a prevenção, pretendendo-se educar a população para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e sensibilizar para a importância da atividade física regular. Outros objetivos passam por diminuir a percentagem de excesso de peso, ou obesidade neste grupo-alvo, caracterizar e monitorizar os indivíduos, determinando o seu IMC (índice de massa corporal), encaminhando-os, em caso de necessidade, para a equipa de saúde (nutricionista, enfermeira, psicólogo e assistente social) e realizar sessões de educação para a saúde e/ou workshops de culinária.

A equipa, vai deslocar-se na Unidade Móvel de Saúde e, numa primeira fase (Maio/Junho), fará um levantamento de alguns dados sobre os utentes dos centros, como o cálculo do IMC, para se poder traçar um perfil de saúde desta população e assim definir estratégias de intervenção direcionadas aos principais problemas de saúde que forem identificados.

Será também feita uma abordagem aos lanches que são servidos em sala, para adequar o mais possível a uma refeição saudável, e pretende-se, depois, dinamizar alguns workshops que permitam que os utentes aprendam a confecionar comida mais saudável.

De acordo com dados do ACes Oeste Norte, entre 2012-2014, as principais causa de morte da população foram: doenças cardiovasculares (32%), tumores malignos (22%), doenças respiratórias (12%) e a diabetes, doenças endócrinas e metabólicas (7%). O concelho de Óbidos apresenta uma proporção de diagnósticos ativos de diabetes, hipertensão arterial e incidência cumulativa de tuberculose, com níveis elevados (2014-2016).

Neste sentido é também objetivo desenvolver ações de educação e promoção da saúde que visem adequar a alimentação às diferentes patologias identificadas.