Durante o mês de Maio, assinalaram-se, a 18, o Dia Internacional dos Museus, e a 19, a Noite Europeia dos Museus, efemérides a que Óbidos se associou.
A Rede de Museus e Galerias (RMG) do concelho organizou para o efeito uma programação com múltiplas atividades culturais, cujo objetivo foi aproximar a população dos museus e reafirmar a importância destes espaços enquanto guardiões da memória.
Foram realizadas visitas técnicas aos Museus Paroquial e Municipal, com a colaboração dos Serviços de Arqueologia e de Património do município, foi promovido um workshop de Mind Maping, pela artista Sandra Roda, foram alargados os horários de funcionamento dos espaços até às 22 horas e foram realizadas várias visitas comentadas às escolas que escolheram a RMG para celebrar estas datas com os seus alunos.
Atividades essencialmente vividas pela população do concelho e cujo sucesso foi validado pelos que delas usufruíram.
De destacar a participação de dois convidados especiais, os artistas plásticos Rodrigo Mabunda e Samuel Djivere, que se encontram a realizar uma residência artística no município.
Os moçambicanos aproveitaram alguns destes momentos para realizarem um intercâmbio cultural e foram desafiados a criar, durante os próximos dois meses, dinâmicas artísticas de interação com a população local.