Quercus atribui bandeira de ouro a três praias do concelho de Óbidos

Qualidade da água

3367

Este ano, serão 26 as estâncias balneares do distrito de Leiria que vão hastear a bandeira Qualidade de Ouro atribuída pela associação ambientalista Quercus e que tem como base a qualidade da água. Praia d’el Rei, Bom Sucesso e Rei Cortiço receberam o galardão.

Tal como acontece com a bandeira azul, Peniche é o concelho do distrito com maior número de praias classificadas com Qualidade de Ouro, com um total de dez: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal Campismo, Consolação, Consolação Norte, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão-Supetubos, Peniche de Cima e Porto da Areia Sul. Segue-se Alcobaça com quatro: Água de Madeiros, Légua Pedra do Ouro e Polvoeira. No concelho da Marinha Grande, a Quercus distinguiu as praias de Pedras Negras, São Pedro de Moel e Praia Velha. Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha) Pedrógão Sul e Pedrógão Centro (Leiria), Salgado (Nazaré), Bom Sucesso, Praia d’El Rei e Rei Cortiço (Óbidos) e Osso da Baleia (Pombal) são as praias galardoadas.

Para receber esta classificação, a água da praia tem de apresentar análises com resultados de “excelente” nos últimos cinco anos, sendo que a atribuição é feita a partir de informação pública disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Em comunicado, a Quercus explica que o objetivo é “realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”.