Saúde, Movimento e Nutrição juntos num único festival

I Festival Óbidos +Ativo, dias 8 e 9 de Junho

1574

Inaugurou hoje, 8 de Junho, e termina já amanhã, o I Festival Óbidos + Ativo. “Um evento que tem como grande objetivo criar uma nova dinâmica em Óbidos e levar a população ao exercício”, resumiu a vereadora do Pelouro Saúde e Bem-Estar. Margarida Reis assegurou ainda que este festival “será o primeiro de muitos”.

Na sessão de inauguração, que decorreu esta manhã no Pavilhão Municipal, Margarida Reis apelou “à participação de todos os obidenses”, uma vez que esta iniciativa “é para todos, desde as crianças do jardim-de-infância aos utentes do programa Melhor Idade”.

O Festival tem um programa transversal a todas as faixas etárias e passa por ações desportivas, ligadas à saúde e nutrição, assim como muita animação e informação. “Com um olhar no futuro e na proximidade, este evento pretende mostrar o que se faz no concelho, assim como potenciar um  programa dirigido a toda a população, apresentando uma programação diversificada nas três áreas de intervenção: Saúde, Movimento e Nutrição”, afirma a autarca.

Sendo um evento dedicado a todas as idades, o Festival “pretende que a população tenha acesso a informação sobre a prevenção, rastreios e diagnósticos”, explica a autarca, acrescentando que “se pretende, igualmente, alertar para os comportamentos e estilos de vida mais saudáveis e estimular para a prática de atividades físicas e lúdicas diversas”.

Participam no evento o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, os Centros de Convívio do programa municipal “Melhor Idade”, associações e clubes desportivos, Bombeiros Voluntários de Óbidos, Centro de Saúde de Óbidos, spa, clínicas, farmácias, entre outros parceiros.

Estão previstos vários rastreios ao longo dos dois dias, como glicemia, tensão arterial, dislexia, nutrição, assim como atividades paralelas de animação dirigidas a pequenos e graúdos. Destaque para o Sarau de hoje à noite, dia 8, pelas 21 horas, com apresentações de atividades de várias entidades, com ginástica acrobática, hip-hop, kempo, ginástica sénior, yoga, patinagem e desporto adaptado.

Com o objetivo de incentivar à prática de atividade física e desenvolver dinâmicas ligadas à saúde e nutrição, pretende-se proporcionar a todos os munícipes momentos de grande convívio e confraternização.

Programa (pdf)
Press Release (pdf)