A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria promove, no próximo dia 12 de julho, no Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, a segunda conferência do distrito no âmbito do PlaticeMar – Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar.
Este encontro, com o tema “Roadmap para a Economia do Mar e TICE: Que negócios?”, vai juntar empreendedores, investigadores e empresários, e servirá para apresentar o projeto PlaticeMar e o Concurso de Ideias de Negócio, cujas candidaturas já estão a decorrer.
Serão ainda apresentados casos de estudo com relevância para as empresas com interesse na fileira da Economia do Mar, sendo objetivo destas jornadas envolver todos os participantes na discussão e definição de ações concretas para esta área.
Sobre o PlaticeMar
O projeto PlaticeMar tem como objetivo potenciar o apoio ao empreendedorismo, para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na fileira da Economia do Mar. Tem como base o incremento da cooperação e inovação no setor, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos.
Teve início em setembro de 2017, e tem a duração de dois anos. Integra um consórcio de cinco entidades: NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria), ACIFF (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz), INOVA-RIA (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro), FORUM OCEANO (Associação da Economia do Mar) e SINES TECNOPOLO (Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama). É cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 e envolve um investimento elegível superior a 700 mil euros.
Até 02 de setembro de 2018, o Projeto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas com boas ideias relacionadas com a Economia do Mar. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5000 euros.