Jovens desportistas de Óbidos representam Portugal e trazem 14 medalhas

6ª Edição dos “Giochi Del Tricolore”

2120

O Município de Reggio Emília organizou a 6ª edição dos “Giochi del Tricolore”, que se realizaram entre os dias 6 e 13 de Julho, reunindo cerca de 30 modalidades olímpicas e paralímpicas. O Município de Óbidos foi convidado pela organização a participar com as suas equipas de jovens, entre os 11 e os 18 anos.

Esta participação contou com a presença de uma comitiva de 33 elementos, entre técnicos e atletas das 5 modalidades – Atletismo, Golfe, Natação, Ténis e Voleibol de Praia. Acrescentando à comitiva desportiva, Óbidos fez-se também representar por dois elementos do executivo do Município, José Pereira (vice-presidente) e Margarida Reis (Vereadora do pelouro da Saúde e Bem-Estar).

Estiveram presentes perto de 3 mil participantes de 20 países:  Portugal, Itália, Polónia, Holanda, Croácia, Espanha, Alemanha, Republica Checa, Eslovénia, Grécia, Malta, Roménia, França, Moçambique, Palestina, Israel, África do Sul, China, Estados Unidos da América e a República Arabe Saaraui.

Óbidos estreou-se nos “Giochi del Tricolore” com uma prestação muito valorosa, traduzida na conquista de 14 medalhas.

As provas de natação realizaram-se em piscina olímpica em 2 jornadas, onde participaram cerca de 150 atletas. Óbidos fez-se representar com 8 nadadores da Piscina Municipal de Óbidos (Luís Correia, André Fialho, Tomás Ferreira, David Prezado, Miguel Jorge, Maria Inês Carvalho, Maria Inês Pedro e Lara Duarte) que participaram em provas de 50, 100 e 200 metros, nos diferentes estilos e ainda estafetas de 50 metros Estilos e Livres, onde obtiveram boas marcas pessoais. Os Atletas foram acompanhados pela professora Mara Correia.

No voleibol de praia, Óbidos “Portugal” participou com a dupla João Conceição e Gonçalo Soares, na categoria sub18, treinados pelo professor Nuno Henriques, conseguindo um fantástico resultado e atingindo os quartos de final.

As equipas de atletismo participaram inclusivamente nos campeonatos “distritais” que se estavam a realizar nesse dia. Os jovens de Óbidos obtiveram alguns ótimos resultados em todas as modalidades como vitórias e melhores marcas pessoais, conseguindo 7 medalhas. A equipa treinada por António Miranda e Luís Duarte, participou com: Treasure Madueke (comprimento e altura), Duarte Santos (comprimento e 1500 m), João Góis (lançamento do peso e do dardo), Matilde Cardoso (1500m), Lara Duarte (altura e estafeta), Sofia Duarte (1500m), Leonor Reis (3000 marcha), Constança Reis (3000 marcha e estafeta), Beatriz Pereira (100m e estafeta) e Clara Roque (100m e estafeta).

No que ao ténis diz respeito, a equipa treinada por Nuno Mota, Portugal arrecadou as 3 medalhas do pódio com os seguintes resultados: Jaime Faria (1º lugar), João Gonçalves (2º lugar) e Pedro Libório (3º lugar). O 4º elemento da comitiva, José Maia ainda se destacou ao obter o honroso 5º lugar.

No golfe, a equipa treinada pelo Filipe Gonçalves, conseguiu um pódio masculino inteiramente português com 1º lugar Rodrigo Ruivo, 2º lugar Vasco Morais e 3º lugar João Lopes e ainda uma medalha de prata no sector feminino, Inês Rodrigues.

Apesar de uma semana intensa em termos desportivos a comitiva portuguesa esteve sempre muito interativa através dos seus dirigentes que aproveitaram a oportunidade para partilhar as estratégias de desenvolvimento com os seus congéneres dos outros países participantes e, sobretudo, por parte dos atletas que tiveram assim a oportunidade de viajar para além das fronteiras de Itália já que, esta competição multidisciplinar, contou com a presença de pessoas dos quatro cantos do Mundo.

A organização comemorou os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, utilizando a frase “O desporto pode mudar o mundo”. O “tricolor” é hoje a bandeira da Itália, mas foi originariamente a bandeira de Reggio Emília.