Jovens dos Emirados Árabes estiveram em Óbidos

Projeto “Um Amigo Especial”

522

O Projeto “Um Amigo Especial” acolheu, no dia 6 de agosto, 40 jovens dos Emirados Árabes, por proposta do Campo Aventura, Olho Marinho, Óbidos.

Estes jovens, entre os 13 e os 16 anos, integram um projeto de voluntariado que, através do contacto com outras realidades culturais e sociais, cultivam e promovem uma atitude de boa vontade e dádiva a causas que consideram com valor. As atividades tiveram lugar no canil municipal de Óbidos com os objetivos de sensibilizar para o respeito e bom trato aos animais, perceber o cão como um ser detentor de capacidades relacionais e afetivas e percecionar os efeitos dessa relação.

Estes jovens contribuíram com o seu trabalho e esforço através da escovagem de alguns dos animais, atividade potenciadora da relação pessoa/animal, o passeio à trela com espírito felt-sense e ainda com a pintura das superfícies exteriores do edifício do canil como contributo objetivo e visível da passagem por este espaço. Foi explicada a essência do projeto “Amigo Especial” após o que foi necessário que todos se organizassem individualmente e como uma equipa multicultural e multiespécie na concretização dos objetivos propostos.

O “Amigo Especial” é um projeto de intervenção sistémica, assistido pelo cão, desenvolvido em parceria entre o Município de Óbidos e o projeto Familiarmente da Unidade de Saúde Pública do ACeS Oeste Norte, premiado pela Missão Continente 2015.