No âmbito de uma parceria já iniciada em 2004, o IPRI-NOVA e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, de 13 a 15 de Setembro, os Seminários d’Obidos dedicados ao debate, este ano, das “Transições”. Esta atividade contará com a presença de alguns dos mais destacados investigadores portugueses na área e terá lugar no Museu Municipal, em Óbidos.
O mito da ordem multilateral está a desfazer-se para dar lugar a uma configuração diplomática em que os Estados Unidos, a Rússia e a China ocupam o centro do sistema internacional – só a Europa Ocidental quer defender os valores do internacionalismo liberal. O mito da irreversibilidade das democracias liberais está a ser posto em causa pelo regresso dos nacionalismos e do culto do poder – as democracias europeias não são imunes à deriva autoritária. A impossibilidade de regressar ao passado é a única certeza no tempo das transições na política interna dos Estados, nas relações entre os Estados e no sistema de Estados.
O curso tem a duração de três dias, entre 13 e 15 de setembro, e é composto por seminários que incluem a apresentação de papers com trabalhos originais e comentados. No último dia decorrerá uma mesa redonda sobre a exceção portuguesa à emergência dos populismos.
A inscrição no curso está aberta à participação de todos os interessados, sendo que estudantes de Relações Internacionais, Ciência Política, Estudos Europeus e História terão prioridade. Os estudantes dos 1º e 2º ciclos dos cursos em Ciência Política e em Relações Internacionais, ao abrigo dos protocolos com a Universidade Lusíada de Lisboa e a FCSH-NOVA receberão 3 ECTS pela frequência do Curso e pela realização de um relatório para avaliação. Os estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra terão ECTS acreditados no Suplemento ao Diploma pela frequência deste Curso de Verão.