O Município de Óbidos, em Agosto deste ano, informou a Agência Portuguesa de Ambiente (APA), através da apresentação de imagens, para o perigo eminente em que se encontrava a Rocha do Gronho, localizada na Praia do Bom Sucesso, concelho de Óbidos.
A APA finalmente, na passada sexta-feira, 7 de Dezembro, e após o agravamento da instabilidade da Rocha do Gronho, tomou as medidas necessárias para a interdição daquela zona.
Esta interdição foi efetuada pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, em consonância com a APA e com o impedimento de acesso decretado pela Capitania do Porto de Peniche.
Hoje, segunda-feira, dia 10 de Dezembro, após reunião realizada com estes serviços, foi estabelecido aprofundar as medidas cautelares, bem como combinada uma visita ao local para determinar as medidas adicionais de segurança a realizar, tendo em conta a grande instabilidade da falésia.
No entanto, aquando da deslocação das equipas para o local, verificou-se que a rocha tinha acabado de ceder por completo, cerca das 11 horas da manhã, não tendo provocado quaisquer vítimas.
Foi decidido manter a zona interditada face à grande quantidade de elementos rochosos que se encontra na praia do Bom Sucesso.
Os serviços estão a monitorizar toda a situação e logo que estejam reunidas as condições de segurança, aquela zona será reaberta ao público, não se prevendo que aconteça no curto prazo.
• Situação antes da derrocada
• Interdição na Praia do Bom Sucesso
• Comunicado (pdf)