Óbidos, Lourinhã, Peniche, Caldas da Rainha, Torres Vedras e Alcobaça são os municípios que integram a OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste que ganharam o primeiro concurso ‘WiFi4EU’, lançado pela União Europeia para promover a conectividade à Internet em comunidades locais. Cada uma vai receber um vale de 15 mil euros para financiar a montagem um ‘hotspot’ em espaços públicos. Estão incluídos neste conceito zonas de interesse público e centros de vida social local, incluindo espaços abertos ao público em geral, como jardins, praças, escolas, bibliotecas, ou outros.
Os municípios contemplados são agora convidados a assinar um acordo com o INEA no portal ‘WiFi4EU’, sendo que todos os países têm garantido um mínimo de 15 ‘vouchers’ até a um máximo de 224 ‘vouchers’ (correspondendo a 8% do orçamento desta primeira fase). O vale é válido por 18 meses. Após este período, o vale caduca e deixa de poder ser utilizado, pelo que a rede deve ser criada e entrar em funcionamento no prazo de 18 meses. O serviço prestado pelos pontos de acesso ‘WiFi4EU’ deve ser gratuito.
Mais de 13 mil municípios de toda a Europa candidataram-se à primeira fase deste programa, tendo sido apurados apenas 2800, dos quais 127 são portugueses. Os fundos são distribuídos pela INEA – Innovation and Networks Executive Agency e ascendem a cerca de 42 milhões de euros.