Cada habitante do concelho de Óbidos reciclou 82 kg de resíduos em 2018

Área de intervenção da Valorsul

1281

Durante o ano de 2018, Óbidos registou uma média de 82 quilos de recolha seletiva por habitante, mais 4 quilos do que no ano anterior, ultrapassando, assim, claramente, a própria média da Valorsul, que foi de 50 quilos. Esta tendência de crescimento tem-se mantido desde 2016, onde, na ocasião, cada habitante de Óbidos reciclava 74 quilos e, em 2017, o número subiu para os 78. O concelho de Óbidos, no ano de 2018, voltou, por isso, a ultrapassar a média da empresa Valorsul no que respeita à reciclagem por habitante, chegando ao maior número até então.

A empresa indica que é na região Oeste, na qual Óbidos se insere, que se regista o maior crescimento, o que evidencia, deste modo, o papel fundamental e exemplar que toda a população tem vindo a desempenhar neste ramo, estando, por isso, de parabéns. Recorde-se que o concelho de Óbidos é considerado um dos que mais recicla na área de intervenção da Valorsul, sendo ultrapassado apenas por Lisboa.

De acordo com os dados da Valorsul, de um modo geral, em todos os municípios, “a reciclagem aumentou em todos os materiais” em 2018 e nos Centros de Triagem “entraram mais 9 mil toneladas de material para reciclar do que no ano anterior”. Assim sendo, a meta imposta de 50 quilos por habitante foi cumprida. Estes objetivos foram conseguidos, poupando cerca de 30 milhões de euros do investimento que tinha sido previsto numa fase inicial, acarretando assim menos custos para os cidadãos, informa a Valorsul.

Recorde-se que a Valorsul é a empresa que gere um sistema integrado, tecnicamente avançado, ambientalmente correto e economicamente sustentável, para tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 19 municípios das regiões de Lisboa e Oeste de Portugal: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.

Dados Concelho de Óbidos 2018 (fonte: Valorsul)

Plástico e metal – 339 toneladas
Papel e cartão – 301 toneladas
Vidro –  318 toneladas
Percapita de recolha seletiva: 82 kg por habitante