Óbidos adquire 5 Desfibrilhadores Automáticos Externos

Serviço Municipal de Proteção Civil

272

O Município de Óbidos, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Óbidos, desenvolveu um projeto com o propósito de aumentar significamente as probabilidades de salvar vidas em situações de paragens cardio-respiratórias, registadas nos locais de maior risco do concelho.

Para o efeito, procedeu à aquisição de 5 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) para equipar todas as escolas do ensino básico e secundário do Município e as instalações do Complexo Desportivo Municipal, com um dispositivo que pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

A primeira fase do projeto está concluída com a formação de 30 operacionais de DAE que irão integrar o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, e responder o mais precocemente possível a situação de paragens cárdio-respiratórias.

No futuro, é intenção do Município de Óbidos alargar o projeto às Juntas de Freguesia, às grandes superfícies comercias e, naturalmente, ao interior da Vila, onde se concentram milhares de visitantes.