Obras terminaram ontem e Ponte das Ferrarias já foi vandalizada

Câmara Municipal de Óbidos já apresentou queixa

1257

A ponte em madeira da Poça das Ferrarias [Lagoa de Óbidos], que ontem [21 de Março] acabou de ser restaurada, foi vandalizada no próprio dia. A Câmara Municipal de Óbidos já apresentou queixa nas autoridades competentes.

Recorde-se que a reparação da ponte em madeira da Poça das Ferrarias, construída no âmbito da empreitada de “Recuperação Ambiental das Margens da Lagoa de Óbidos”, decorreu nas últimas semanas.

A ponte encontrava-se há mais de dois anos “em estado de pré-colapso, com a superestrutura abatida e inclinada, devido à rotura interna dos pilares em madeira que se encontra carcomida por ação de moluscos bivalves que se fixaram na zona dos pilares influenciada pelas marés”, podia ler-se no contrato administrativo celebrado entre a Câmara Municipal de Óbidos e a Agência Portuguesa de Ambiente, que serviu de base para recuperação desta infraestrutura.

A degradação da ponte levou, na ocasião, os Serviços Municipais Proteção Civil a proceder “à sua interdição por meio de sinalização e colocação de fitas de delimitação, por motivos de segurança”, medida que, no entanto, “tem sido sistematicamente desrespeitada pelos utilizadores do circuito ciclo-pedonal”, pondo em risco a segurança.

A reparação da ponte teve um custo de 15 mil euros.