GNR celebra Dia Mundial da Árvore em Óbidos e Pombal

Atividades para a população

912

O Comando Territorial de Leiria, na manhã do passado dia 21 de Março, levou a efeito a celebração do Dia Mundial da Árvore, com atividades realizadas no Parque da Memória, na Vila de Óbidos, e no Centro Escolar de Almagreira, em Pombal.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Durante o dia contou-se com a presença de 1220 participantes, entre alunos, professores, funcionários e idosos, de várias escolas, jardins de infância, infantários e centros de convívio da Vila de Óbidos e do Centro Escolar de Almagreira – Pombal.

Nesta ação estiveram em exposição diversas valências da GNR, nomeadamente: o Grupo de Intervenção Cinotécnica, com quatro canídeos de deteção de drogas e explosivos, tendo efetuado algumas demonstrações de obediência; o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, com duas viaturas ligeiras e material utilizado na 1ª intervenção em incêndios florestais e na Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; o Destacamento de Trânsito de Leiria; o Núcleo de Proteção Ambiental; e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário dos Destacamentos Territoriais de Pombal e de Caldas da Rainha; a Esquadra de Cavalaria do Destacamento Territorial de Pombal, com dois solípedes, que proporcionaram diversas ações de volteio.

Foram ainda efetuadas caminhadas em Almagreira e Óbidos, sendo efetuada a plantação de árvores, em diversos locais do concelho de Óbidos, nomeadamente, nos três complexos escolares, do Alvito, dos Arcos e do Furadouro, assim como no parque adjacente à vila. No total foram plantadas 50 árvores.

A realização deste evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, que cedeu o espaço e meios materiais para a realização do evento, para além das árvores que foram plantadas.