Obra põe a descoberto seis silos “arqueológicos”

Encontrado um espólio significativo, na Rua Direita, em Óbidos

714

No âmbito do acompanhamento arqueológico em curso na Rua Direita, em Óbidos, sob responsabilidade de Sérgio Pereira, foram postos a descoberto seis silos de armazenamento.

Decorrente da descoberta, e em face do previsível impacto arqueológico da obra nas estruturas detetadas, foi realizada uma escavação arqueológica em área e integral do enchimento destas estruturas, de que resultou a recuperação de um conjunto significativo de espólio arqueológico de diferentes cronologias, desde a Idade Média, até à atualidade, destacando-se de entre estes, os materiais cerâmicos de uso doméstico.

Está a ser equacionada a possibilidade de valorização da totalidade, ou parte destas estruturas e a sua integração no projeto, ficando disponíveis para a sua fruição pública e observação dos utentes e visitantes daquele espaço num futuro próximo.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, já foi ao local verificar não só o andamento dos trabalhos arqueológicos, como inteirar-se das descobertas já feitas, as quais serão agora estudadas em detalhe.