Promoção da Eficiência Energética em Juntas/Uniões de Freguesia e IPSS

OesteSustentável

197

No passado dia 13 de Março, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, dinamizou a 2º edição da Ação de Capacitação em Eficiência Energética para Juntas/Uniões de Freguesia e Instituições Privadas de Solidariedade Social, no edifício sede da OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

No âmbito dos projetos coordenados pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, “Freguesias + Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética” e “Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS” a OesteSustentável promoveu uma 2ª Ação de Capacitação em Eficiência Energética que contou com a participação de 15 colaboradores de entidades participantes nos projetos.

As Juntas/Uniões de Freguesia e IPSS inscritas encontram-se agora na segunda fase da medida, onde os CIE (Coordenadores Internos de Energia) têm de disseminar nas próprias entidades e colaboradores/utentes todos os ensinamentos de Eficiência Energética adquiridos no decorrer das Ações de formação.

A Ação de Capacitação contou ainda com a apresentação do sistema CLASSE+ para etiquetagem energética de produtos (originalmente designado por SEEP), uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios.

Recorde-se que a OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção de acções integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a Sustentabilidade da Região Oeste num âmbito local, assim como para um Desenvolvimento Sustentável num âmbito global. O presidente do conselho de administração é Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.