92º Aniversário dos Bombeiros de Óbidos celebra-se no Olho Marinho

Domingo, dia 7 de Abril

217

O 92º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos celebra-se no próximo domingo, dia 7 de Abril. A cerimónia, que este ano decorrerá na localidade do Olho Marinho, conta, entre outras ações, com missa de homenagem aos bombeiros falecidos, desfile apeado e motorizado.

Como é habitual, o ponto alto do programa das comemorações é a Sessão Solene, que se realiza no Salão Paroquial do Olho Marinho, pelas 12h30.

PROGRAMA:
· 09h00 – Hastear das bandeiras (Quartel dos Bombeiros de Óbidos);
· 09h20 – Romagem ao cemitério (Cemitério dos Arcos em Óbidos);
· 10h00 – Missa de homenagem aos Bombeiros falecidos (Igreja do Olho Marinho);
· 11h30 – Receção às entidades e convidados (Largo da Fonte – Olho Marinho);
· 12h00 – Desfile apeado (Artéria Principal do Olho Marinho);
· 12h30 – Sessão Solene (Salão Paroquial do Olho Marinho);
· 13h15 – Desfile motorizado pela Artéria Principal do Olho Marinho;
· 14h00 – Almoço de confraternização no Espaço de Lazer e Desporto (Campo de Futebol).

Recorde-se que o Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de Abril de 1927 por três Obidenses, Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais, o primeiro Presidente da Direção e Comandante, o segundo Tesoureiro e o terceiro Secretário, tomando o nome de Bombeiros Voluntários Obidenses.

Foi profundamente remodelada e reorganizada em Abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos.

Teve o seu primeiro quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia 3 de Abril desse ano. O atual quartel-sede foi inaugurado no dia 6 de Maio de 2006 e situa-se no Senhor da Pedra, junto ao Santuário com o mesmo nome.

Informações:
comando@bombeirosdeobidos.pt  |  Tel.: 262 959 728