Empreendedor do programa Ativa-te, lança ginja “Boa Companhia”

“Óbidos, um Território com Identidade”

172

José António Zina, de 51 anos, é residente no Sobral da Lagoa, concelho de Óbidos, e é produtor de ginja caseira há cerca de 20 anos. Em 2016 foi desafiado pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques para desenvolver um projeto de ginja artesanal. Colocou mãos à obra e apresentou, no passado dia 30 de Março, ao abrigo do Programa ATIVA-TE, no Espaço Ó, a Ginja “Boa Companhia”.

Segundo José Zina, um dia, num evento nas Gaeiras, Óbidos, foi “apanhado” a dar a provar uma ginja caseira que, até então, só confecionava para amigos e familiares. Os comentários foram muito positivos e aí começou a pensar mais seriamente na ideia de desenvolver um projeto. Depois de lhe ter sido apresentado o Programa ATIVA-TE e de perceber o apoio que o Município de Óbidos disponibilizava aos eventuais novos empreendedores, dirigiu-se ao Espaço Ó e, após uma pequena e entusiasta conversa, decidiu avançar com o projeto.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, referiu que os projetos desenvolvidos por este programa Municipal se traduzem numa conceptualização partilhada e experienciada, envolvendo os diferentes agentes da comunidade, onde o saber fazer artesanal se traduz em produtos de excelência, valorizando a sua autenticidade numa comunhão direta entre o produtor e o consumidor.

Somos um território de talentos e de recursos endógenos e temos de os saber aproveitar. Um mundo cada vez mais globalizado e que está claramente a pedir que surjam, nos territórios, produtos autênticos, de nicho, e que não se comprem em mais nenhum local. Exemplo dessa chancela de qualidade e Autenticidade é a Ginja que o José Zina apresenta.