“O chocolate faz-nos bem, tranquiliza-nos”

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2019 já abriu

832

Abriu portas ontem, 25 de Abril, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Um certame que vai na sua 17.ª edição e que, este ano, tem como tema principal o “Desporto”. A cerimónia de inauguração aconteceu ontem à tarde e contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, ter o tema do Desporto num certame dedicado ao chocolate até pode ser “um casamento improvável”. No entanto, Humberto Marques garante que este e outros temas “fazem parte da agenda pública e queremos, por isso, que as pessoas pensem neles”. “Já falámos de alterações climáticas, falámos de Amor e, este ano, falamos de Desporto porque é um ponto muito importante da nossa estratégia municipal”, explicou o autarca. Humberto Marques revelou que, com o programa municipal “Óbidos + Ativo”, no último ano e meio, “triplicámos o número de praticantes e de modalidades no concelho”. “Queremos, num horizonte temporal longo, reduzir em 20 por cento os problemas de saúde da nossa população”, esclareceu.

Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto estabeleceu uma relação entre o tema deste ano do Festival e o Chocolate. João Paulo Rebelo diz que “o chocolate faz-nos bem, tranquiliza-nos, assim como a prática desportiva nos dá essa sensação de bem-estar”. O governante afirmou ainda que “o desporto é um instrumento extraordinário para passar valores”. “O desporto é inclusivo, ensina-nos a ganhar, mas também a perder, a jogar em equipa, dá-nos, no fundo, competências muito úteis para a nossa vida”, explicou.

Por seu lado, Ricardo Ribeiro, presidente do conselho de administração da empresa municipal Óbidos Criativa, organizadora do evento, afirmou que “a marca chocolate ficou totalmente associada a Óbidos”. Como tal, todos os anos, a organização procura surpreender os visitantes com coisas novas e na edição de 2019 não é diferente. “Temos muitas novidades, muitas iniciativas para crianças e adultos, muitos tipos de chocolate para todos os gostos e as inevitáveis esculturas”, afirmou, apelando a uma visita a todos os pontos do Festival.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos está aberto, este ano, todos os dias, até 5 de Maio. Informações adicionais em www.festivalchocolate.cm-obidos.pt, ou através das redes sociais.

Press Release (pdf)