“A IMPORTÂNCIA DA CARREIRA DESPORTIVA PARA O TEU FUTURO” no Festival do Chocolate de Óbidos 

Conferência

165

Inserida na programação do Festival Internacional de Óbidos, onde o tema é o Desporto, decorreu no passado dia 27 de Abril no Espaço Ó uma conferência onde foram abordados temas como as vantagens da carreira desportiva, a transição após o fim da mesma, o trabalho em equipa e outras. Estiveram presentes, Francis Obikwelu, um medalhado Olímpico e padrinho da corrida do chocolate, João José que foi o melhor blocador do Campeonato do Mundo de 2002 e único atleta Português a ter vencido a Liga dos Campeões em 2007 e Nuno Coelho, treinador e coordenador técnico da Académica de São Mamede responsável pela gestão de 350 atletas e 17 equipas de voleibol. A conferência foi moderada pelo representante do projeto Sports Embassy, Carlos Teixeira.

Com experiências de vida distintas, foram unânimes as conclusões que ambos identificaram. O desporto é efetivamente um ponto de partida para a promoção da educação e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de competências e valores que se traduz em cidadãos mais preparados para lidar com as vitórias e com as derrotas que passamos não só no desporto, mas ao longo da vida.

Embora um atleta seja sempre avaliado do ponto de vista quantitativo, o que conseguiu ganhar, e quais as metas que conseguiu alcançar, Francis Obikwelu define no desporto a maior ferramenta social que reúne pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas. “Para mim, não são os títulos que interessam, mas sim as mensagens que conseguimos passar principalmente com os mais jovens. Que com treino, dedicação e vontade de vencer, conseguimos atingir os nossos objetivos” referiu.

Segundo a vereadora com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem Estar, Margarida Reis,”em Óbidos, pretendemos incentivar a população em geral para a prática da atividade física numa perspectiva de mudança de paradigma onde o conceito de Saúde e Bem-Estar ganhe particular expressão, procurando intervir sobre programas que favoreçam a adopção responsável de estilos de vida mais saudáveis, adequados às condições físicas e psíquicas dos indivíduos. Um processo de capacitação das pessoas e das comunidades que constitui um desafio para todos os cidadãos e para todas as instituições. Queremos que o Desporto em Óbidos assuma uma papel importante na melhoria da saúde física, na promoção da cidadania activa e acima de tudo na inclusão social, com a certeza de que em Óbidos o desporto é para todos.