Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, em Óbidos

Durante o Festival Internacional de Chocolate

211

No dia 3 de Maio, Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão de Pessoas com Deficiência, visitou o Festival Internacional do Chocolate de Óbidos.

Esta visita integra-se na estratégia Municipal “Óbidos ID”, mais concretamente no programa ”Óbidos + Ativo”, onde Óbidos assume um papel importante na melhoria da saúde física, na promoção da cidadania ativa e, acima de tudo, na inclusão social, com a certeza de que em Óbidos o desporto é para todos. Exemplo disso é o tema desta edição do Festival Internacional do Chocolate que, para além de contemplar o Desporto, contempla, com especial atenção, o desporto adaptado.

Considerado Óbidos um território de excelência e um dos principais destinos turísticos do Oeste, com especificidades e características próprias resultantes da sua História, o desafio passa pela integração de projetos e atividades acessíveis a pessoas com necessidades especiais.

Óbidos, têm vindo a realizar, nos últimos anos, um trabalho profícuo neste contexto. Exemplo disso, a aposta na contratação de um conjunto de técnicos especializados e qualificados onde a atividade física regular de pessoas com deficiência é uma realidade.

A visão estratégica baliza-se na diversidade, uma vez que esta está directamente ligada com a criação de um ambiente inclusivo e práticas que beneficiam uma população, que pela sua condição humana não lhe permite aceder livremente a grande parte dos espaços e atividades.

Igualdade de oportunidades sem preconceitos, corrigindo desequilíbrios passados e assegurar que construímos condições territoriais que incentivem e valorizem a diversidade e promovam a dignidade de uma forma construtiva que favoreça a inclusão, é o objetivo. Exemplo disso, é a sinergia entre o Festival Internacional do Chocolate e o Programa Óbidos + Ativo onde em 2019 o tema é “Desporto”.