Prova de Marcha passa pela praia do Bom Sucesso

Festival Internacional de Chocolate

147

O Circuito de Provas de Marcha nas Praias do Distrito de Leiria levou-nos até ao Bom Sucesso, na tarde de 28 de Abril. Esta foi a etapa com maior presença de público, de pais dos jovens alunos e atletas, que aproveitaram o domingo primaveril para visitarem esta bonita praia na margem sul da Lagoa de Óbidos.

Foi, sem dúvida, uma excelente jornada de promoção e de divulgação do atletismo no geral e da marcha em particular. Nesta Marcha do Festival do Chocolate participaram um total de 70 atletas em representação de 10 Clubes das Associações de Atletismo de Lisboa, Évora e Leiria. Esta prova de promoção de marcha, permitiu a várias centenas de crianças e jovens alunos das escolas do concelho de Óbidos aprenderem esta disciplina olímpica e terem a sua primeira participação competitiva, integrados com os atletas federados nos clubes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. A presença do atleta Olímpico Sérgio Vieira (participou nos 20Km marcha em Pequim’2008 e no Rio’2016) foi um incentivo e um exemplo a seguir para estes jovens, alguns deles almejando seguir lhe as passadas. No final todos receberam uma bonita t-shirt exclusiva e receberam produtos da marca Pingo Doce. Seguem se as provas dos concelhos de Marinha Grande e de Leiria.

No ensino da marcha devemos privilegiar sempre o cumprimento do regulamento em primeiro lugar e fazer com que, em situação de competição, as nossas crianças e jovens o façam igual ou melhor que no treino, não sendo a classificação final o principal objetivo. Valorizamos o objetivo de alguns dos clubes da ADAL alcançarem uma boa classificação final coletiva neste circuito. O papel dos treinadores, dirigentes e pais deverá ser sempre no sentido de desvalorizar a classificação individual e aproveitar estes momentos para que os seus jovens atletas possam divertir se, conviver e só mais tarde, quando forem infantis e iniciados, a vertente competitiva possa assumir um papel mais formativo.

Nos 500 metros para benjamins A registamos um total de 18 crianças a participar. Nos meninos registamos a presença de Tiago Vidinha, com as cores do Clube de Atletismo da Nazaré, Gustavo Machado, pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento, Gabriel Silva e Miguel Antunes, com o azul do Clube Desportivo do Bombarral e Martim Rodrigues do Agrupamento de Escolas de Óbidos. Nas meninas participaram Luna Delgado (CAN) Matilde Bento e Leonor Brito (GACV), Aléxia Leal, do Grupo Desportivo das Pedreiras, Carolina Silva (GACV), Eva Prazeres e Catarina Garcia (CD Bombarral), Maria Inês Nascimento e Francisca Abreu (AE Óbidos), Alice Fonseca, da Sociedade Filarmónica de Atouguia da Baleia, Eva Bernardino AE Óbidos), Letícia Codinha (SFAB) e Maria Paiva (CDBBR). 
Nos 500 metros para benjamins B assinalamos a participação de 14 crianças. Os rapazes foram Isaac Meca (CAN), Tiago Correia (AE Óbidos), Artur Coelho (CDBBR) e as raparigas Miriam Domingos (CAN), Filipa Nunes (GACV), Alícia Almeida e Laura Carepa (CAN), Isaura Correia, pelo Arneirense, Francisca Chamusco e Camila Chamusco (AE Óbidos), Violeta Santos GDP), Sara Madureira (AEO), Joana Costa (CDBBR) e Letícia Almeida (AEO).

No escalão de infantis a distância a percorrer foi de 1Km. As duas primeiras foram Isa Ferreira e Mariana Santos, ambas do Grupo Desportivo das Pedreiras, seguindo se Leonor Formiga (CA Nazaré), com uma dezena a participar. E os três primeiros a terminar foram, por esta ordem, Miguel Barros (CAN), Samuel Simões (GACV) e André Moreira (GDP).

Em iniciados os vencedores foram Maurício Silva, do Clube de Atletismo de Penafirme e Constança Silva, pelo GD Pedreiras, na 2ª posição ficaram Francisco Lima (CDBBR) e Elisangela Codinha (SFAB) e no 3º posto terminaram João Coelho (CDBBR) e Ana Moreira (GDP).

Nas juvenis Catarina Costa (GA Casais do Vento) foi a vencedora, seguida Margarida Santos e Beatriz Santos, ambas do Grupo Desportivo das Pedreiras. Nos juvenis Tiago Valente, do CA Penafirme) foi o melhor, com Daniel Raposo e Rodrigo Marto (GDP) a completarem o pódio. Nos masters triunfou Henrique Santos, em representação do Grupo Desportivo de Diana (Évora) e depois José Oliveira (SFAB) e Hugo Horta, com as cores do Atlético Clube da Batalha.

ADAL – Associação Distrital de Atletismo de Leiria