Uma das maiores preocupações da equipa de nutrição do Município de Óbidos, presente nas Escolas D’Óbidos, é melhorar o estado de saúde das crianças e jovens e intervir na prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras.
Neste sentido, o Município começou por melhorar a qualidade nutricional das refeições das Escolas D’Obidos, e, nesta fase, com o projeto “Lanches Escolares Saudáveis”, ajuda os pais, encarregados de educação e familiares mais próximos, não esquecendo as crianças como interveniente ativo na sua saúde individual, na diminuição do consumo de açúcares simples na alimentação diária da criança.
Para isso têm sido realizadas sessões de sensibilização alimentar tanto às crianças como aos pais e encarregados de educação, explicando todos os malefícios associados ao excessivo consumo de açúcar simples e dando alternativas, através do desdobrável “Lanches Saudáveis”, onde contempla várias opções de lanches para as crianças de forma a diversificar e aumentar a qualidade alimentar dos seus lanches.
Os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores de risco modificáveis para estas doenças, incluindo o consumo excessivo de açúcar simples na infância. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a dose diária recomendada para o consumo de açúcar é de 25g. Desta forma, o abuso no consumo de açúcar simples está associado ao excesso de peso/obesidade e, consequentemente, ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, não esquecendo o aumento do número de crianças com cáries dentárias.
Alimentos e bebidas açucaradas são um importante fornecedor de açúcares simples na alimentação. Para além da relação entre o consumo excessivo e doença, o consumo regular deste tipo de alimentos e bebidas retira a qualidade à alimentação, pois adiciona energia sem qualquer valor nutricional associado.
Recorde-se que o programa Óbidos + Ativo, enquanto valência do Município de Óbidos, tem como principal pilar a intervenção para melhoria da saúde da população em geral, quer através da prática de atividade física, quer na saúde, através de várias áreas como a nutrição, psicologia, entre outras.
• Cartaz