Tempo quente com risco de incêndio florestal

Aviso à população

93

1 – Situação Meteorológica:
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se para os próximos dias continuação de tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio:

Temperatura: valores acima do normal para a época, a manter-se nos próximos dias, sendo expectável uma diminuição a partir de dia 2 de junho mais expressiva nas regiões Norte e Centro. Temperatura mínima elevada em especial na região do Vale do Tejo;

Vento: a predominar do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas (até 45 km/h) até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde.

Humidade: baixos teores de humidade relativa do ar (HRA), que poderão ser <30%

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt

2 – Efeitos Expectáveis
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável que os valores de FWI (Fire Weather Index – Índice meteorológico de risco de incêndio) sofram um agravamento significativo a partir de hoje. Assim, espera-se que o grau de dificuldade das operações de supressão se mantenha elevado.

3 – Medidas Preventivas
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Óbidos recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor, e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível no Corpo de Bombeiros e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Aviso