Unidades Locais de Proteção Civil

”Isto é Proteção Civil. Óbidos é um exemplo para o distrito e para o País.”

1097

Foi esta terça-feira, dia 4 de Junho, apresentada, no auditório Casa da Música em Óbidos, a constituição de 7 Unidades Locais de Proteção Civil.

Segundo Carlos Guerra, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, “isto é Proteção Civil. Óbidos é o primeiro concelho do País a ter unidades locais de Proteção Civil em todas as freguesias”. Endereçando os parabéns ao Executivo Obidense, concluiu, afirmando que “Óbidos é um exemplo para o distrito e para o País”.

Uma centena de pessoas integram as novas unidades locais de Proteção Civil, cobrindo 100% do território do concelho de Óbidos. Estas entidades, criadas no âmbito de Lei de Bases da Proteção Civil têm o objetivo de auxiliar na gestão e de risco e prevenção, ajuda e socorro de pessoas, bens e ambiente em caso de catástrofe ou acidente.

Esta cerimónia contou com a assinatura dos protocolos entre a Comissão Municipal de Proteção Civil e os Presidentes das Juntas de Freguesia, entrega dos coletes identificativos a todos os membros e uma apresentação das unidades locais e seu funcionamento pelo Comandante Operacional Municipal.

Enquadra-se ainda na estratégia a formação de todos os elementos com o curso de primeiros socorros, dotando estes elementos de formação adequada para, no quadro de proximidade, poderem ajudar em caso de necessidade.

Ricardo Cardoso apresentou a plataforma “euvi”, desenvolvida em parceria entre a empresa Impactwave (sediada no Parque Tecnológico de Óbidos) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Óbidos, que tem como objetivo a participação e gestão de ocorrências ou riscos no concelho. Esta plataforma estará disponível para o País inteiro, estando disponível para Android, iOS e windows.

Para Humberto Marques, Presidente do Município, “Óbidos é um território seguro. É um orgulho viver num concelho com este grupo de pessoas, que têm uma dimensão de prevenção, sensibilização e socorro únicas.” “O trabalho começa agora, cabe a todos e cada um de vós, amanhã sensibilizar os vossos pares, as vossas famílias porque nesta dimensão da Proteção Civil, todos somos poucos. Mas amanhã seremos mais para sensibilizar e prevenir”, acrescentou o autarca.

Galeria (facebook)
Press Release (pdf)