Alunos da Escola Josefa de Óbidos foram premiados no concurso Kamishibai Plurilingue DGE, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, parceiro da rede Internacional Kamilala (kamilala.org).
Kamishibai surge com mais importância após a II Guerra Mundial e consiste na itinerância de “gaito kamishibaiya” (contador de histórias), de bicicleta, contando histórias de terra em terra, com forte interação com crianças e suas famílias.
Os “gaitos kamishibaiya” contavam as histórias com recurso a um “butai” e a lâminas ilustradas, sendo o seu meio de subsistência, os doces e bolinhos vendidos em cada espetáculo.
O concurso Kamishibai Plurilingue foi desenvolvido em articulação curricular, envolvendo cento e quatro alunos do 3º ciclo, com a criação de quinze narrativas e ilustrações para as histórias Kamishibai.
Após a criação de grupos de trabalho, o processo criativo teve início com um brainstorming e com a premissa do tema proposto, pela organização, “Da minha janela para o Mundo”, de Fernando Pessoa.
Este trabalho permitiu oferecer liberdade na criação de textos, com a condicionante de que os diálogos fossem plurilinguísticos, envolvendo pelo menos quatro idiomas diferentes. As ilustrações surgem após os textos, com aplicação e exploração de técnicas plásticas mistas.
Sendo a ideia do aluno o centro de todo o desenvolvimento do processo criativo, existiu uma forte aquisição de novas competências linguísticas, conhecimentos relacionados com diferentes culturas, possibilitou a inclusão de alunos novos na escola e promoveu a socialização entre pares.
O projeto teve a coordenação e orientação das professoras do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Maria José Chaves, da disciplina de Educação Visual, Maria Lurdes Clemente e Ana Francisco, da disciplina de Português e a técnica do Ateliê Criativo, Elisabeth Rocha, do Serviço Educação do Município de Óbidos.