Concurso “Kamishibai Plurilingue DGE” premeia alunos da Escola Josefa de Óbidos

Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

180

Alunos da Escola Josefa de Óbidos foram premiados no concurso Kamishibai Plurilingue DGE, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE), do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, parceiro da rede Internacional Kamilala (kamilala.org).

Kamishibai surge com mais importância após a II Guerra Mundial e consiste na itinerância de “gaito kamishibaiya” (contador de histórias), de bicicleta, contando histórias de terra em terra, com forte interação com crianças e suas famílias.

Os “gaitos kamishibaiya” contavam as histórias com recurso a um “butai” e a lâminas ilustradas, sendo o seu meio de subsistência, os doces e bolinhos vendidos em cada espetáculo.

O concurso Kamishibai Plurilingue foi desenvolvido em articulação curricular, envolvendo cento e quatro alunos do 3º ciclo, com a criação de quinze narrativas e ilustrações para as histórias Kamishibai.
Após a criação de grupos de trabalho, o processo criativo teve início com um brainstorming e com a premissa do tema proposto, pela organização, “Da minha janela para o Mundo”, de Fernando Pessoa.
Este trabalho permitiu oferecer liberdade na criação de textos, com a condicionante de que os diálogos fossem plurilinguísticos, envolvendo pelo menos quatro idiomas diferentes. As ilustrações surgem após os textos, com aplicação e exploração de técnicas plásticas mistas.

Sendo a ideia do aluno o centro de todo o desenvolvimento do processo criativo, existiu uma forte aquisição de novas competências linguísticas, conhecimentos relacionados com diferentes culturas, possibilitou a inclusão de alunos novos na escola e promoveu a socialização entre pares.

O projeto teve a coordenação e orientação das professoras do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Maria José Chaves, da disciplina de Educação Visual, Maria Lurdes Clemente e Ana Francisco, da disciplina de Português e a técnica do Ateliê Criativo, Elisabeth Rocha, do Serviço Educação do Município de Óbidos.

A história plurilíngue “Os quatro pintores” foi a vencedora do concurso do escalão do 3ºCiclo. Os alunos e equipa responsável foram convidados a estar presentes na cerimónia de entrega de prémios, no passado dia 7 de Junho, na Universidade de Aveiro.