Fábrica da Criatividade apresentada nos Complexos Escolares de Óbidos

VI Edição do Programa Educativo

222

Decorreu nos passados dias 31 de Maio e 7 e 14 de Junho, nos Complexos Escolar dos Arcos, Furadouro e Alvito, respetivamente, a VI Edição de Apresentação do Programa Educativo, Fábrica da Criatividade.

Esta apresentação é uma mostra de todos os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo, quer seja no MyMachine, no atelier, na atividade lúdico expressiva, na oferta complementar em colaboração com o professor, na componente de apoio à família, em articulação com a educadora de infância e nas Equipas Educativas. É uma mostra que
pretende apresentar à comunidade educativa, todas as fases do processo criativo que está integrado nestes diferentes projetos, ou seja desde a ideia inicial do aluno até à apresentação final do resultado.

As apresentações da Fábrica da Criatividade terminam com a apresentação das animações criadas no projeto Óbidos Anima. Este projeto de Óbidos que já foi reconhecido  mundialmente pela Fundação Evens, é um dos mais claros exemplos da aplicação da criatividade e inovação na escola, sendo uma ferramenta pedagógica que permite diversificar as estratégias de ensino-aprendizagem, através da construção de novas dinâmicas de grupo e na utilização de recursos tecnológicos diversificados.

Segundo Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos “ a Fábrica da Criatividade é uma das melhores estratégias de aprendizagem e de desenvolvimento das capacidades criativas das nossas crianças. Toda a comunidade educativa espera que se possa aproveitar ainda mais no processo de ensino, através da articulação de projetos como o MyMachine, o Atelier ou o Óbidos Anima, com a sala de aula”, referiu.

Recorde-se que a Fábrica da Criatividade, é um programa criado pelo Município de Óbidos e pretende desenvolver promover a criatividade e inovação, na Escola e na Comunidade. Este programa tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, através do desenvolvimento de redes/parcerias ou da visita de professores e diretores de escolas que procuram conhecer melhor este programa. Ate ao momento, o programa da Fábrica da Criatividade está conectado com mais de 20 países, de quatro continentes e já recebeu pessoas de países como o Brasil, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha ou do Irão.

Pretende-se que a Fábrica da Criatividade seja absorvida pela comunidade como uma estratégia que prepara as futuras gerações para desafios cujo conteúdo pouco se conhece e padrões de vida diferentes daqueles que vivemos, fomentando uma inteligência emocional e criativa e apostando numa cidadania mais ativa, participada, democrática e responsável. Pretende projetar soluções e ensinar as nossas crianças a pensar o Mundo desta forma.