Coração Delta assinala protocolo relativo ao programa “My Machine”

Campo Maior

222

O Coração Delta e a Câmara Municipal de Óbidos assinaram no início deste mês de Junho, em Campo Maior, um protocolo relativo ao programa “My Machine”, que tem vindo a ser desenvolvido pelas crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, na construção de máquinas, capazes de solucionar problemas do dia a dia.

Para o comendador Rui Nabeiro, é sempre com muito carinho que o Coração Delta investe em programas que façam das crianças de hoje, os “adultos de sucesso de amanhã”. Apesar da importância das máquinas, nos dias que correm, o comendador sente que as pessoas continuam a ser o mais importante.

Já Humberto da Silva Marques, presidente da Câmara de Óbidos, entidade responsável pelo desenvolvimento do “My Machine”, explica que o projeto procura desenvolver competências de todas as áreas do conhecimento, sem que o ensino seja um processo maçador para as crianças. Explica ainda que a escolha do Coração Delta e do Centro Educativo Alice Nabeiro acontece por querer ver o projeto disseminado “com qualidade”.  “Vimos aqui um centro de recursos altamente qualificado, vimos investimentos que têm vindo aqui a ser feitos, em menos de uma década, com resultados apreciáveis, e isso era a garantia que não estávamos a meter este projeto em quaisquer mãos”, acrescenta.

Ao abrigo deste projeto, são muitos já os engenhos pensados pelas crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, sendo que, para já, a Kusca é o primeiro a sair do papel. Trata-se de um contador de pessoas, com utilidade em caso de catástrofe. Segundo Carlos Pepê, coordenador pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro, “é com ideias simples como esta que se constrói a escola do futuro”.

O projeto “My Machine” nasceu na Bélgica e que tem como objetivo permitir às crianças do 1º ciclo ver concretizadas as suas ideias, para resolver problemas, através da construção de máquinas. Em Portugal, a marca é gerida pelo Parque Tecnológico de Óbidos, com quem agora, através da autarquia, o Coração Delta estabeleceu um protocolo.