Prelúdio de Ideias em 9 Andamentos, em Óbidos

Dia 22 Junho, das 15 às 19h00

270

Óbidos, a Vila Literária, acolhe no dia 22 de junho o último dos Prelúdios de Ideias em 9 Andamentos, promovido pela Rede Cultura 2027. Vai ter lugar na Casa José Saramago, entre as 15h00 e as 19h00. 
’O Livro e o Pensamento: o sentido das coisas e das palavras possíveis’ é o tema deste encontro que tem como oradores: Paula Ganhão, da Câmara Municipal de Óbidos; João Maria de Freitas Branco: Professor e Investigador universitário; Carlos Ascenso André: Professor Universitário, Tradutor, Ensaísta e Poeta; e João Bonifácio Serra: Presidente do Conselho Estratégico Rede Cultura 2027. Os trabalhos serão moderados pela jornalista Ana Isabel Costa.

Este encontro representa o culminar da primeira fase do trabalho, este ano, da Rede Cultura 2027, iniciado no passado dia 22 de fevereiro, com a assinatura do compromisso pelos presidentes dos 26 municípios, definindo a sua participação neste projeto, pioneiro ao nível das comunidades intermunicipais, e que pretende fomentar a criação de uma rede de cidades que vão cooperar no domínio das artes, da cultura e do conhecimento.

É uma rede de tal forma abrangente que reúne um conjunto de municípios que se estende entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) da região de Leiria, a toda a CIM do Oeste, integrando ainda alguns concelhos da CIM do Médio Tejo, como Tomar, Ourém, Torres Novas e Alcanena. No seu conjunto, pretende constituir-se como uma região alargada que terá a Cultura como prioridade comum.

Trata-se de um projeto inédito, uma ligação municipal sem precedentes no nosso País, que pretende consubstanciar uma candidatura a Capital Europeia da Cultura, que terá à cabeça a cidade de Leiria.

Nestes primeiros seis meses, a equipa executiva da Rede Cultura 2027 (liderada pelo maestro Paulo Lameiro) percorreu todo o território dos 26 municípios, realizando encontros com os seus agentes culturais. Procurou reunir, ouvir, sentir e integrar. Este trabalho no terreno permitiu já a criação de uma base de dados, disponibilizada na recém-criada plataforma digital da Rede Cultura 2027. Tem inscritos mais de mil agentes do território, bem como as suas agendas (com mais de uma centena de eventos neste momento), que possibilita conhecer a oferta cultural de cada um destes parceiros.

Entre março e junho, foram realizados nove encontros em igual número de municípios, uma ação intitulada ‘Prelúdio de Ideias em Nove Andamentos’ que procuraram, com a ajuda de especialistas culturais a nível nacional, refletir sobre os mais importantes temas relacionados com a Cultura. Esta ação culmina com o encontro de Óbidos (no dia 22 de junho). É o nono encontro e que vai centrar-se no Livro e no Pensamento.

Todo este conjunto de atividades permitirá ao Conselho Estratégico coligir as principais conclusões e prioridades culturais a integrar o documento da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

Capital Europeia da Cultura
A Rede Cultura 2027 e a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura, sustentadas por esta união de 26 municípios têm como matriz a realidade, mas sobretudo as ambições e a fórmula de interagir e complementar-se dos agentes culturais e das comunidades que habitam todo o território destas vilas e cidades parceiras.

Neste momento, a candidatura tem já online uma plataforma que visa congregar todos os agentes culturais deste território (tem, neste momento, inscritos mais de mil agentes), bem como toda a sua agenda cultural. Em fase de teste e com lançamento previsto para outubro, está a aplicação móvel (App) Rede Cultura 2027, uma ferramenta que vai ligar, através da plataforma, os agentes e a sua agenda cultural com o público de todo o território.

Diversificar a oferta cultural, fortalecer o património no que diz respeito à Cultura e encontrar apoios e estímulos financeiros são alguns dos objetivos estabelecidos no projeto que pretende incrementar a coesão das comunidades que integram este território unido pela Cultura.

A Rede Cultura 2027 propõe-se aumentar a participação coletiva na vida cultural, dando o merecido relevo a todas as atividades e património material e imaterial e criando uma inovadora estratégia de promoção cultural, que não fica confinada aos limites de um concelho, mas antes se assume como uma Cultura sem fronteiras.

Cartaz

22jun3:00 tarde7:00 tardePrelúdio de Ideias em 9 AndamentosCasa José Saramago - Óbidos