Cristina Gálvez ganha a quarta Residência Literária em Óbidos, no âmbito da parceria estabelecida entre Óbidos e Granada, ambas Cidades Criativas da Literatura da UNESCO.
A escritora Cristina Gálvez foi selecionada para desfrutar da quarta residência literária para um autor de Granada em Óbidos. Esta residência será desenvolvida ao longo do mês de Outubro de 2019 e faz parte do projeto conjunto entre Granada e Óbidos, ambas Cidades Criativas da Literatura UNESCO, que tem como objetivo promover a internacionalização dos seus respetivos escritores.
A primeira concretização do projeto consolidou-se em duas residências literárias de um mês, em Óbidos, durante os meses de Abril e Outubro de 2018, vencidas por Begoña Callejón e Alejandro Pedregosa, respetivamente. Em Abril de 2019, Juan Domingo Aguilar foi o vencedor da residência.
Durante a sua estada em Óbidos, Cristina Gálvez irá desenvolver um novo projeto narrativo, ligar-se à cena literária local e irá participar no FOLIO, um dos mais importantes festivais literários em Portugal.
Sobre Cristina Gálvez
Cristina Gálvez (Melilla, 1978) é Doutorada em Antropologia Social pela Universidade Pablo Olavide, em Sevilha. Publicou os livros de relatos “En verano ya no está aqui” (Nazarí, 2016), “Monstruos cotidianos” (Traspiés, 2008) e “Afinidades” (Siete Suelos, 2002). As histórias têm aparecido em antologias e coleções de narrativas curtas como “Cuento vivo de Andalucía” (Universidad de Guadalajara, México, 2006), “Relatos para leer em el autobús (Cuadernos del Vigia, 2006), “Ficción Sur” (Traspiés, 2008), “Pevertidos” ( Traspiés, 2012), “Granada Imaginaria” (IDEAL, 2017) ou “Granada no se calla” (Esdrújula, 2018), assim como em revistas especializadas. Cristina foi a vencedora de vários concursos de narrativas breves e recebeu o Prémio de escritor Luis Adaro. Desde 2010, colabora com o Centro de Letras da Andaluzia em atividades para promover a leitura e, desde 2016, tem ministrado oficinas de escrita para jovens e adultos em Granada, Sevilha e Almeria.