Óbidos recebe comitiva de Seul, Coreia do Sul

Visita sobre planeamento e reabilitação urbana

197

Óbidos recebeu, na passada sexta-feira, 12 de Julho, a visita de uma comitiva de funcionários públicos, com diferentes níveis de responsabilidade, da Câmara Municipal de Seul, na Coreia do Sul. A comitiva veio a Óbidos após sugestão de participantes nas duas redes do Programa Europeu URBACT, onde Óbidos foi líder numa das redes e parceiro numa outra. A visita foi organizada pela Escola Nacional de Administração de França (ENA) sobre o tema do planeamento e reabilitação urbana.

Segundo a organização, o principal objetivo foi apresentar aos funcionários públicos do Governo Metropolitano de Seul alguns projectos interessantes, iniciativas, abordagens originais ao planeamento urbano em algumas cidades europeias, numa perspectiva ampla, multiparticipativa e multidisciplinar (inovação, abordagens inteligentes, projectos de arquitectura, digitalização, questões globais, governo local, participação dos interessados, etc.).

A comitiva visitou o Parque Tecnológico de Óbidos, onde foi recebida pelo diretor, Miguel Silvestre, e onde partilhou a experiência da Coreia nesta área de vitalidade do seu país. Teve ainda contacto com a estratégia educativa de Óbidos, que foi elogiada, e com a Óbidos Vila Literária, que surpreeendeu pela aposta no livro e na literatura e como forma de revitalização turística. No final, a comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.

A comitiva partilhou a sua surpresa pela abertura e partilha com que foi recebida por toda a equipa do Município, em particular pelo seu presidente.

Press Release (pdf)