Ação “Por estes Rios acima – Conhecer para proteger” foi um sucesso

Observação de peixes em Óbidos

272

Como garantir a sobrevivência dos peixes nativos dos rios do concelho de Óbidos foi uma ação que aconteceu no passado dia 23 de Julho, entre as 15h00 e as 18h00, inserida no projecto “Por estes Rios acima – Conhecer para proteger”.

Esta iniciativa, integrada nas atividades do programa Peixes Nativos, resultou de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico, o MARE-ISPA, a Associação PATO e a Câmara Municipal de Óbidos.

Segundo a organização, a “atividade foi um sucesso”. “Observamos ruivaco, tainha, enguia, no entanto também observamos algumas espécies exóticas como a gambúsia”, diz, sublinhando que se ficou “a saber a importância dos rios e ribeiras, o que são espécies nativas e exóticas e conhecemos de perto algumas das várias espécies de peixes de água doce que habitam nos nossos rios e ribeiras”.

A equipa foi composta por Sara Duarte (Direção de Comunicação e Desenvolvimento – Educação Ambiental da Águas do Tejo Atlântico), Carla Sousa Santos (Coordenadora do Projeto Peixes Nativos e investigadora do MARE-ISPA) e Sara Moreira (Associação PATO).

Esta é uma ação inserida no âmbito do programa Ciência Viva no Verão em Rede e no âmbito do projecto “Por estes Rios acima – Conhecer para proteger”, cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I. P., no âmbito do projecto “No Planet B” – AMI.