Jovens Voluntários de Gaeiras apresentam resultados de Projecto Internacional

COMM COMM - Communities Communication

283

No passado dia 26 de Julho, a associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) realizou a conferência e evento final da parceria estratégica para a inovação, que liderou durante os últimos dois anos.

O projeto Comm.Comm foi co-financiado pelo programa Erasmus+ e incidiu sobre a comunicação e capacitação dos jovens, bem como as ligações inter-geracionais, em comunidades locais, em em especial em áreas de baixa densidade populacional. Contou ainda com a parceria das escolas de Óbidos e, em particular, do Complexo Escolar do Alvito – onde se realizou a conferência – do Centro de Dia de Gaeiras, do Município de Óbidos e da Junta de Freguesia de Gaeiras.

Pela manhã, a JVG, em conjunto com os seus parceiros de projeto, apresentou uma visão geral dos resultados do projeto, sublinhando a relevância das ferramentas produzidas, bem como as suas possíveis utilizações. O projeto entrou agora em fase de testes e os vários parceiros preparam-se para difundir o projeto também nas suas comunidades.

No total foram apresentados cinco resultados de maior relevância:
1. Um questionário efectuado a mais de 700 pessoas, acompanhado da análise dos resultados.
2. Uma caixa de ferramentas com vários métodos inovadores para desenvolver e fortalecer comunidades.
3. Uma aplicação móvel para ligar as comunidades no universo digital.
4. Um curso online disponível gratuitamente para promover a utilização das ferramentas criadas.
5. Um manual com ferramentas para trabalhadores e facilitadores de juventude trabalharem as suas comunidades.

Da parte da tarde a JVG promoveu ainda um momento inter-geracional, envolvendo crianças e idosos na criação de um mural, numa roda de cantares e num momento de partilha de saber a cozer e amassar pão com chouriço junto ao moinho de Gaeiras.