“Esta deve ter sido a melhor edição de sempre”

Mercado Medieval de Óbidos 2019

839

“Esta deve ter sido a melhor edição de sempre do Mercado Medieval de Óbidos.” É desta forma que Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, fala da XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos. Durante 12 dias e 12 noites, o Fogo, a Festa e a Folgança tomaram lugar entre muralhas e engalanaram a Vila de Óbidos, que se encheu de História.

Segundo Alexandre Ferreira, administrador executivo da empresa Municipal Óbidos Criativa, “a organização está muito satisfeita com os resultados atingidos nesta edição”, garantindo que houve “um nível de satisfação muito elevado por parte dos visitantes, mercadores, artesãos e comunidade local”. O responsável acrescenta que “foram 12 dias muito intensos, tendo havido, em quase todos os dias do mercado, mais visitantes do que no período homólogo do ano passado”. “Apesar da redução de um fim-de-semana, passando de 16 para 12 dias, numa lógica de otimização de recursos, tivemos quase sempre mais visitantes e as próprias coletividades acabaram por ter excelentes resultados”, garante o administrador.

Alexandre Ferreira afirma que “a edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos teve como tema ‘O fogo, a festa e a folgança’, e pretendeu dar a conhecer a sua importância durante o período Medieval”. “Os 3 dias de palestras sobre o tema do evento, com especialistas nacionais e estrangeiros, permitiram à comunidade local ficar a conhecer melhor a vida durante o período Medieval”, explicou. E porque os resultados estão à vista, o responsável assegura que “a administração está muito satisfeita com o produto final” e que está “cheia de vontade de organizar a edição do ano que vem, que decorrerá entre 16 de Julho e 2 de Agosto de 2020”.

Recorde-se que XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos aconteceu de 18 de Julho a 4 de Agosto, na Cerca do Castelo de Óbidos. Com um programa muito diversificado e rico, atores, malabaristas, manipuladores de fogo e jograis tiveram palco para mostrar as suas artes e cantorias nesta real festança, e gentis taberneiros prepararam faustosos repastos que deliciaram e enfartaram os convivas.

Esta edição de 2019, sobre a temática da importância do Fogo na Idade Média, encantou cavaleiros e damas, nobres e burgueses e outros demais, com espetáculos de fogo, teatro, artesãos, ofícios, torneios a cavalo, combates apeados, entre outras vivências da época.

Galeria de Fotos (Facebook)