Valorsul celebrou 25 anos dia 16 de Setembro

Empresa que trata os resíduos da Região Oeste e Grande Lisboa

174

A VALORSUL celebrou 25 anos. A 16 de Setembro de 1994 nasceu a VALORSUL com o objectivo ambicioso de encontrar uma solução e destino para os milhares de toneladas de resíduos urbanos produzidos na Grande Lisboa e, mais tarde, em 2010, na Região Oeste.

O sistema de tratamento de resíduos domésticos da VALORSUL é um marco na história da valorização de resíduos urbanos no nosso País.

Ao longo de 25 anos, a VALORSUL investiu no potencial dos resíduos como verdadeiros recursos. Foi na Valorsul que Portugal viu nascer a sua primeira central de valorização energética e, anos mais tarde, a primeira estação para tratar bioresíduos recolhidos selectivamente.

O resultado do trabalho desenvolvido no último quarto de século é notável: por ano, uma produção de energia eléctrica equivalente a 2% dos consumos domésticos nacionais usando como matéria prima exclusivamente os resíduos; uma produção de mais de 600 toneladas de composto para a agricultura, 74 mil toneladas de materiais encaminhados para reciclar e o cumprimento de todas as metas ambientais com menos custos para os cidadãos.

A prioridade da VALORSUL é melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos, tendo sido a primeira empresa a obter o reconhecimento da entidade reguladora com a atribuição do “Prémio Excelência ERSAR” pela qualidade dos serviços de gestão de resíduos urbanos, em 2018.

O futuro da VALORSUL continuará a passar por um forte investimento na inovação e o compromisso com os mais elevados padrões de qualidade e que passa por estratégias inovadoras de sensibilização, pelo aumento da capacidade de recolha seletiva, pelo crescimento da recolha seletiva de matéria orgânica e pela otimização das infraestruturas de tratamento.

O território servido pela VALORSUL abrange uma área geográfica muito diversa com 19 municípios e onde residem 1.6 milhões de habitantes. Por ano, recebe e trata quase 1 milhão de toneladas de resíduos, valorizando 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal.

Municípios servidos pela Valorsul na zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira.