“What Is Your Dream Machine?” no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos

Apresentação na sexta-feira, 11 de Outubro

105

É a leitura mais recomendada do ano para sonhadores, educadores, pais ou apenas curiosos. O livro “What Is Your Dream Machine”, resultado de três anos de trabalho, e que reúne o contributo de 21 escritores de nove países, vai ser apresentado na sexta-feira, 11 de Outubro, pelas 15h00, na Casa José Saramago, seguida da inauguração da exposição “MyMachine Portugal”, na Galeria do Pelourinho, pelas 16h30, no âmbito do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

O lançamento do livro decorre durante uma mesa redonda, subordinada ao tema “What is your dream machine? How children change education worldwide”, com a participação de Piet Grymonprez, cofundador do projeto MyMachine, Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife (Brasil), João Santos, diretor da ESAD.CR, e de Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, um dos promotores do projeto em Portugal.

“Para além da descrição do projeto, este livro é uma abordagem sistémica sobre Educação, Criatividade, Tecnologia, e sobre tantas outras áreas que fazem sentido serem debatidas quando falamos no presente e no futuro da nossa sociedade”, refere Ana Sofia Godinho, coordenadora do MyMachine Portugal. “É neste sentido que o Sir Ken Robinson ou organizações como a Universidade de Harvard dão o seu contributo para uma interpretação transversal sobre a forma de pensar o mundo”.

Sobre o projeto MyMachine, Miguel Silvestre, refere: “O MyMachine é uma ferramenta de inovação pedagógica que tem a capacidade de juntar escolas do 1º ciclo, escolas profissionais e universidades, e de as colocar a trabalhar em torno de um objetivo comum: concretizar sonhos. Através de uma metodologia simples, é trabalhada a criatividade e a educação, despertando nos alunos, desde muito cedo, a capacidade de pensar, de refletir e de intervir na resolução de ‘problemas’ do seu território. Só por isso o MyMachine é um projeto único, e que muito acarinhamos”.

Sobre o projeto MyMachine
O MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest. Em Portugal desde 2014 pela mão do Município de Óbidos – sede e coordenação nacional do projeto -, o MyMachine tem como promotores o Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos, o Município de Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e o CENFIM – Núcleo de Caldas da Rainha. Conta hoje, na sua rede, com os municípios de Campo Maior e Vila Nova de Famalicão.

O MyMachine tem como objetivo promover a criatividade na Educação, permitindo que as crianças concretizem as suas ideias através da construção de “máquinas” que vão resolver problemas da sociedade, da nossa vida ou da nossa aldeia. O projeto recorre à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, a que junta depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e de empresas do parque tecnológico.