Banda Filarmónica das Gaeiras celebra 94 anos

Iniciativas a 12, 13 e 20 de Outubro

1363

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SFRG), Gaeiras, celebra o 94º Aniversário nos próximos dias 12,13 e 20 de Outubro. Atuação de orquestras e bandas filarmónicas de outros pontos do país fazem parte das comemorações.

No sábado, dia 12, pelas 17h30, tem lugar uma romagem ao cemitério da vila, pela Banda (com saída da sede da SFRG), seguida de passagem até à Igreja de Nª Sr.ª da Ajuda, onde, pelas 19h15, decorrerá uma Missa em homenagem aos sócios, músicos, dirigentes e maestros falecidos.

Já no dia seguinte, pelas 15h30, acontece a receção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade. A partir das 16h30, decorre a atuação das bandas: Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, Montemor-o-Novo, Banda da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada e da Banda da SFRG.

O dia 20 é dedicado a um Encontro de orquestras Juvenis. Assim, pelas 15h30, na sede da SFRG, para além da orquestra da “casa”, sobem ao palco: Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia do Valado dos Frades e Banda Juvenil de Ourém.

A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.

Ao longo de 90 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.