Padre de Óbidos apresenta livro “Não eu, mas Deus”, durante o FOLIO

Dia 18 de Outubro, 21 horas

704

No próximo dia 18 de Outubro, pelas 21 horas, o padre Ricardo Figueiredo das paróquias de Óbidos, apresenta o livro “Não eu, mas Deus”, no âmbito do FOLIO 2019 – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre de 10 a 20 de Outubro, cujo tema, este ano, é “O Tempo e o Medo”. A obra será apresentada, na tenda dos editores, por Frederico Araújo, Cônsul-adjunto do Brasil em Lisboa, na Praça de Santa Maria.

Ricardo Figueiredo nasceu a 25 de Janeiro de 1990 e foi ordenado padre a 28 de Junho de 2015. Sobre o livro, segundo o autor, é a biografia espiritual de Carlo Acutis (Paulus, 2019) e mais um exemplo jovem de santidade.

Carlo Acutis nasceu em 1991, viveu a maior parte do tempo em Itália, na cidade de Milão. Foi uma criança muito normal, nascido numa família que poderíamos chamar de «não praticante», ele começou desde muito novo a dar sinais de que compreendia a presença de Deus na Missa. Ele dizia: «A Eucaristia é a minha auto-estrada para o Céu».

Ao mesmo tempo, desenvolveu um grande gosto e talento para a informática, criando páginas online para promover ações de voluntariado e vídeos sobre temas de doutrina, assim como outros cheios de humor.

Quando tinha 15 anos foi-lhe diagnosticado uma leucemia fulminante, que o levou deste mundo em 10 dias. Durante o tempo da doença impressionou o pessoal médico pela sua constante alegria. Poucos minutos antes de entrar em coma, quando lhe perguntaram como se sentia, respondeu, sorrindo: «Como sempre, bem!».

Neste momento, o processo para ser declarado santo da Igreja Católica está a avançar a bom ritmo e, espera-se, será elevado aos altares em breve tempo. O Papa Francisco apresentou-o num documento recente como um exemplo para os jovens. O livro “Não eu, mas Deus”, pretende apresentar os traços principais da sua vida, sublinhando os aspetos mais importante da sua vida espiritual.