“Balanço extraordinariamente positivo” da 5ª edição do FOLIO

Festival Literário Internacional de Óbidos

345

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, considera que a quinta edição do FOLIO foi um sucesso e “francamente melhor do que o ano passado, que já tinha melhor do que a edição anterior”.

Para esse sucesso, tem em conta o nível de participação e satisfação das pessoas, com salas sempre cheias, apesar de haver acontecimentos ao mesmo tempo e das condições meteorológicas adversas. “O balanço é extraordinariamente positivo”, considera. Também os autores presentes teceram muitos elogios à organização e ao que encontraram em Óbidos.

“Este evento está muito consolidado no contexto nacional e internacional, mesmo não tendo ‘cabeças de cartaz’, como aconteceu na primeira e segunda edições. Mesmo sem isso, provámos que aumentámos a adesão por parte do público”, afirmou Humberto Marques.

O edil obidense salientou ainda a cada vez maior dimensão da descoberta de talentos locais, cujas obras foram apresentadas durante o FOLIO. “Há também aqui um ganho numa dimensão que foi sempre muito desejada pelo executivo municipal”, disse.

Tendo em conta estes resultados, Humberto Marques não tem dúvidas da sustentabilidade deste evento. Não é por acaso que na sua visita ao FOLIO, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que “sempre que cá venho, percebo que o FOLIO tem mais futuro do que passado”.

Agora, é tempo de começar a refletir sobre como poderá o FOLIO continuar a surpreender na próxima edição. Para o presidente da Câmara, é altura do Estado central apoiar um evento desta magnitude. “O Ministério da Cultura, e outros ministérios, têm o dever de participarem financeiramente na edição do próximo ano. Não estamos a falar de muito dinheiro, mas fará sempre a diferença no que podemos oferecer e para não gorar as expetativas”, defende.

O Festival Literário Internacional de Óbidos terminou em festa e com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal a José Pinho, um dos organizadores do FOLIO desde a primeira edição, e que tem, ao longo dos últimos anos, sido parceiro do projeto “Óbidos Vila Literária”.

•  Press Release (pdf)