Conhecidos em Óbidos vencedores do Discoveries Awards

Parceria município de Óbidos e Via Verde

722

Alexandre Narciso (escrita), Isabel Nolasco (fotografia) e Carlos Ferreira (vídeo) são os vencedores da 2ª edição do Discoveries Awards (que o ano passado era denominado prémio Literário Latitudes Viagens & Vantagens), que tinha como tema o Turismo de Viagens em Portugal. A entrega dos prémios aos vencedores teve lugar esta tarde, 19 de Outubro, na Casa da Música, Óbidos, no âmbito do FOLIO.

Os Discoveries Awards foram lançados pela Via Verde, em parceria com o projeto Óbidos Vila Literária, para distinguir trabalhos que destacassem o melhor de Portugal e do povo português, publicados até 15 de Julho.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, não tem dúvidas no sucesso da parceria entre o município e a Via Verde. “É com muita satisfação que nos juntámos à Via Verde para premiar os melhores projetos ligados à área das viagens, uma ação que pretende inspirar o público a descobrir o nosso país”, afirmou. “Esta valorização do talento nacional ligado à escrita, à fotografia e ao vídeo integra-se na perfeição na nossa estratégia Óbidos Vila Literária e, da nossa parte, só queremos que este prémio floresça, tenha cada vez mais concorrentes e ganhe o prestígio que tanto merece”, adiantou ainda.

Francisco Sequeira Esteves, em representação da Via Verde, lembrou que “tal como o FOLIO já não é só livros, também no prémio Discoveries Awards, a Vila de Óbidos e a Via Verde passaram a premiar outras formas de expressão para além da escrita”. Pretende-se, desta forma, utilizar outras expressões artísticas para nos dar a conhecer Portugal e, ao mesmo tempo, despertar a vontade de descobrir melhor o País.

Os vencedores receberam como prémio 12 programas de lazer do “Viagens & Vantagens”, para um ano a viajar por Portugal. O programa “Viagens & Vantagens” disponibiliza aos clientes Via Verde estadias em várias unidades hoteleiras e programas de lazer, tendo como principal inovação a oferta de descontos no valor das portagens e combustível, tornando, assim, as deslocações mais baratas. O júri do prémio era composto por especialistas das três áreas (escrita, fotografia e vídeo) e ainda representantes do Turismo do Centro e do Programa Viagens & Vantagens da Via Verde.

Alexandre Narciso, do blogue VagaMundos, apresentou o trabalho “Visitar Alqueva | Alentejo: Roteiro de 2 e 3 dias com o que ver e fazer”. A escolha dos jurados deveu-se “à escrita fluída e descrições que convidam ao passeio mais atento. Pelo tom que roça o intimista, mas sem exageros”.

Na fotografia, Isabel Nolasco apresentou o projeto “Cais Palafítico da Carrasqueira”. Nesta escolha, segundo os elementos do júri, “pesou a simplicidade técnica, a humanidade na abordagem e a coerência na construção da história”. Os jurados consideraram que a série vencedora mostra que se pode fazer uma viagem “em que a beleza natural aliada ao reconhecimento de uma atividade económica artesanal em extinção, nos pode ajudar a olhar para o que temos de importante na nossa cultura”.

Na categoria de vídeo foi premiado Carlos Ferreira, com “Dear Portugal,”. Os jurados consideraram que este projeto responde “alto e bom som aos critérios de avaliação estipulados: criatividade e originalidade, qualidade de imagem e som, storytelling e coerência com o tema deste concurso”.

Press Release (pdf)