Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação equilibrada e saudável, o Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos promoveu diversas atividades.
No dia 14 de Outubro, em parceria com Município de Óbidos, foi dinamizada pela nutricionista Inês Almeida, o rastreio “Como vai a sua saúde?”. O município disponibilizou a sua unidade móvel de saúde e bem-estar e a nutricionista avaliou o IMC e a tensão arterial dos alunos.
No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, os alunos do 2º ano do agrupamento foram convidados a participar no Workshop “Pequeno-almoço saudável”. Esta atividade contou com a colaboração da nutricionista Inês Almeida e do chef João Alpalhão, sendo realizada pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria. Assim, após uma breve conversa da nutricionista sobre a importância desta refeição, e os alimentos certos para um pequeno-almoço saudável, os alunos dos complexos escolares dos Arcos, Alvito e Furadouro foram confecionar, com a ajuda dos alunos do profissional, uma panqueca de aveia que, acompanhada por um copo de leite, se transformou num saboroso e saudável pequeno-almoço.
No dia 17 de outubro, foram apresentadas algumas palestras pelos profissionais de saúde do ACES Oeste Norte. Após reunião entre os professores do clube e Fátima Pais, coordenadora da Unidade Local de Saúde Pública de Óbidos, selecionaram-se os temas considerados mais aliciantes, atendendo ao público-alvo. No período da manhã, a nutricionista Ana Pires dinamizou, para os alunos do 8º e 9º ano de escolaridade, a sessão “Alimentação Sustentável”.
Ainda durante a manhã, os alunos do 9º ano, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, Maria João Ferreira, promoveram a Roda dos Alimentos Humana. Os encarregados de educação destes alunos colaboraram com alimentos de cada sector, que foram erguidos em simultâneo, sendo mais uma atividade que pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos hábitos alimentares saudáveis. Estes alimentos foram depois doados, no dia 18 de Outubro, aos Guias de São Lourenço.
Durante a tarde ainda foram dinamizadas duas sessões, uma sobre “Alimentação e o meu corpo” e outra que abordava o tema “Alimentação e a minha mente”. Estas sessões tiveram como público-alvo os alunos do secundário e foram apresentadas por Katy Gisela e Maria Melikova e ainda pela psicóloga Cristina Lopes.
Recorde-se que o Dia Mundial da Alimentação comemora-se anualmente a 16 de Outubro.