Gaeiras assinala tradição do Pão por Deus

1 de Novembro, Dia de Todos os Santos

204

No próximo dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, entre as 09h30 e as 12h30, a Junta de Freguesia de Gaeiras irá assinalar o Pão por Deus, no espaço da Oficina da Semente e do Pão, situado nesta vila do concelho de Óbidos.

Durante este horário, será entregue o Pão por Deus, às crianças da freguesia. A Oficina da Semente e do Pão é o local onde se trabalham as sementes, num Moinho de Vento recuperado, e onde, através do Forno Comunitário, se explica todo o processo de fabrico do pão no tempo dos nossos avós.

Em algumas zonas de Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão por Deus de porta em porta. Os mais pequenos quando pedem o Pão por Deus recebem como oferenda, por exemplo, pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações, chama-se, a este dia, o “Dia dos Bolinhos” ou “Dia do Bolinho”. [Fonte Wikipédia].

Cartaz
Press Release (pdf)